SEJAM BEM VINDOS

Também estamos no orkut

Siga-me

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Como é a depressão???


COMO É A DEPRESSÃO?
Existem várias maneiras de se expressar a depressão; por isso cada um de nós apresenta uma forma bem pessoal de reagir... Uns choram, outros se calam, ainda há aqueles que contam seus problemas para todo mundo e ainda existem aqueles que apresentam reações físicas, como dor de estômago, problemas no coração, aumento ou diminuição da pressão arterial, reagindo de forma diferente às suas emoções. Isso se deve a personalidade de cada pessoa deprimida.
Se fizermos uma comparação entre alergia e a depressão, veremos que cada pessoa tem uma maneira muito particular de manifestar a alergia (dependendo de cada organismo), mas no fundo a pauta acaba sendo uma só: a alergia.
Por isso que não devemos comparar a depressão de uma pessoa com outra, pois os sintomas podem ser bem variados, ou seja a falta ou o aumento de sintomas entre uma pessoa e outra não é o suficiente para se fazer o diagnóstico (por isso existem os tipos de depressão, que veremos mais pra frente), pois uns apresentaram sintomas emocionais (como síndrome do pânico, choro, etc) e outros sintomas físicos, como já mencionado anteriormente.
O stress emocional ou físico (conhecido como esgotamento) também pode ser outra forma de depressão, pois "esgotar-se" é perder a motivação para a vida ou atividades cotidianas.
O esgotamento (ou stress) pode ser gerado a partir de um episódio depressivo ou o inverso, o stress acaba por gerar um estado depressivo, como mencionado no parágrafo acima.
Hoje mais do nunca existe uma tendência científica em aceitar o fato da depressão com ou sem motivos aparentes, ser consequência de experiências atuais ou passadas, mas principalmente causada por uma alteração orgânica-cerebral (física).
TIPOS DE DEPRESSÃO
A depressão pode se manifestar de duas maneiras: típica ou atípica.
A Depressão Atípica é uma maneira disfarçada da depressão se apresentar; atinge normalmente pessoas que não se permitem sentimentos sem motivos. procuram ajuda médica e apesar de todas suas queixas acredita que a medicina ainda não encontrou a solução de seus problemas.
Já na Depressão Típica são manifestados todos os sintomas emocionais típicos tais como: apatia, cansaço, choro, tristeza, desânimo; trazendo a inibição de atividades físicas e psíquicas; causando um desinteresse geral, incluindo atividades que normalmente seriam prazerosas.
  • Depressão Típica

Sêneca cita em Tranquilidade da Alma, que uma pessoa no estado depressivo se inquieta com pertubações imaginárias que prefere morrer do que continuar vivendo morto.
Acontece isto, porque muitas vezes a pessoa depressiva não se permite suícidio e nem tenha coragem para isto, constantemente tem a vontade de não continuar vivendo.
A Depressão Típica se apresenta através de sintomas emocionais diretamente ligadas ao humor, físicas e mentais.
Alguns dos sintomas como já citados são apatia, desinteresse, angústia, ansiedade, tristeza, entre muitos outros.
Na parte da psique, a sensação é de uma lentidão mental, cansaço de pensar, diminuição da memória e tendência a pensamentos negativos (o que acaba gerando também insegurança e baixa autoestima).
Fisicamente os sintomas comuns são o aparecimento de algumas patologias como: frigidez ou impotência sexual (perda do interesse sexual), pressões na cabeça, gastrite, diarréia ou intestino preso, reumastimo, asma, diabete, enxaqueca, aumento ou perda de apetite, labirintite; entre outros. Também está mais sucetível a infecções virais ou bacterianas (gripes, resfriados, herpes, etc.)
Estes sintomas citados acima, são mais comuns na depressão atípica, contudo se manifestam neste tipo de depressão também.
Em relação à psique, o depressivo se encontra num estado de Inibição da Psique Global, causando uma lentidão em todos os processos mentais, acometendo por exemplo a qualidade do sono, concentração, memória, apetite, desempenho sexual, incluindo a capacidade de exercer por exemplo, a tomada de alguma decisão.
Por fim um dos sintomas mais marcantes neste tipo de depressão é a Autoestima, o conceito que ela tem de si mesma e do que os outros pensam em relação a ela, acabam por inferiorizar-se em relação a tudo, até mais do que a própria realidade. Ou seja suas crenças e valores a respeito de si mesmo se tornam totalmente negativos (no campo físico e comportamental), sente-se pior do que qualquer pessoa ao seu redor, e suas perspectivas para o futuro não existem mais.

  • Depressão Atípica

Estima-se que cerca de 40% dos portadores de depressão, tem como principal sintoma a ansiedade. E por este sintoma apresentar sinais bem mais exuberantes do que o quadro depressivo, os depressivos atípicos acreditam ser apenas ansiosos.
Este quadro pode se apresentar como sintoma de stress ou esgotamento de ordem física ou psiquíca.
O mais comum é a pessoa depressiva apresentar tantos sintomas físicos ou psíquicos simultâneamente; apesar da depressão atípica ser mais física do que psíquica.
A depressão atípica não tem as mesmas queixas da depressão típica, pois a maioria destas pessoas que são vítimas acreditam ser necessários um motivo exestencial para aparecer a depressão e por isso não detectam um motivo justo para a sua depressão. Mas esquecem-se que as emoções não obedecem a razão por questões biológicas e naturais, continuam assim a racionalizar e procurar um motivo justo para sua depressão e acabam por mascarar seus sintomas, contudo eles não deixam de aparecer, como o esgotamento físico ou mental.
Um exemplo disso é o desmaio diante de alguma cena indesejável; ninguém desmaia porque quer ou finge um desmaio; ou seja trata-se de uma atitude psíquica de adaptação à uma situação que não se quer presenciar. É a emoção subjugando a razão, portanto ela aparece independente de nossa vontade ou controle por mais que tentemos assim fazer.

Fontes: PsiqueWeb, O Citador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário